[ DC Comics ] O que podemos aprender com o filme BATMAN BEGINS?

O que podemos aprender com o filme tão bem produzido quanto BATMAN BEGINS, o primeiro da penúltima trilogia do homem-morcego da DC COMICS?


Google imagens



Muita coisa! Quer ver? Vem comigo!

O filme fala de uma temática instigante: a trajetória de Bruce Wayne.

Ainda criança, o pequeno Bruce cai acidentalmente numa caverna que fica no terreno na mansão da família. Na queda, desmaia e fica seriamente ferido, tanto física como emocionalmente. O garoto ficou horas preso na escuridão da caverna e milhares de morcegos que habitavam o local  voaram sobre ele.


HQ- Google imagens


Ao ser resgatado da caverna, o jovem Bruce se cura das feridas do corpo, mas não das feridas da alma: fica com trauma de lugares escuros e com fobia de morcegos.

Um dia, ao assistir um espetáculo de ópera com os pais, tem um ataque  de ansiedade e pede para sair mais cedo. Os pais fazem sua vontade e são assassinados num beco escuro. O jovem se culpa e seus conflitos interiores só aumentam.

Adulto, Bruce larga seus milhões e sai numa jornada de autoconhecimento em busca de respostas: o que leva alguém a ser criminoso? Quais as razões para a violência? O que motiva quem comete crimes? Como posso ajudar a fazer a sociedade mais justa?

Ele reconhece que só podemos conhecer de verdade alguma coisa, quando mergulhamos plenamente nessa realidade. Por isso ele entra em gangues, rouba, apanha, passa fome. Ou seja, vai conhecer a realidade, - o underground da natureza humana - , POR DENTRO, pagando o preço por suas escolhas em busca da verdade.


Anos depois, Bruce retorna a Gotham, ainda sem saber como proceder para ser um fomentador de justiça, e com uma grande inquietação interior.

Então ele tem um insight e toma uma decisão inusitada e de alto risco: volta para a caverna onde tudo começou e dessa vez, DESCE INTENCIONALMENTE, retornando ao local escuro e cheio de morcegos. Ele quer " se experimentar ", desafia seus limites, aplicar o que  aprendeu em sua jornada.

Ao descer, não sente mais medo. Milhares de morcegos saem do fundo da caverna assustados e sobrevoam o jovem ainda perdido existencialmente. Bruce fecha os olhos, abre os braços e os morcegos passam por ele.

Bruce sente os morcegos, mas seu coração não acelera. Ao contrário, ele sente PAZ! E ao sair da caverna descobre que houve uma grande mudança em sua vida: Antes ele era o menino que tinha fobia de morcegos. Era assustado, inseguro, sem rumo, mas agora ele é o homem que aprendeu com morcegos e vai integrar as habilidades desse animal ás suas competências adquiridas com esforço ao longo de sua trajetória.

Ele agora é o HOMEM-MORCEGO, o BATMAN! E sua vida tem um novo sentido!

E você, quais são suas perguntas ainda sem respostas? Quais são seus medos?  Quem são seus "morcegos"? Quais foram suas perdas? Onde está a sua Gotham?


Faça como Bruce Wayne: mergulhe em sua caverna! Abra mão do conforto da mansão e retorne conscientemente à escuridão e aos morcegos,  pois só assim você terá (paradoxalmente ) a LUZ do conhecimento e integrará seu lado BATMAN, o heroi que tem um propósito e um sentido na vida.

Aquilo que tememos é exatamente o que precisamos travar contato mais íntimo, de modo a aprendermos e evoluirmos em busca do equilíbrio! Nem só HOMEM, nem só MORCEGO. A saída é o HOMEM-MORCEGO, o cavaleiro das trevas que promove justiça em Gotham.

Boa jornada!

Fonte: Professor Hosannah ( Clique aqui )



A.C.Lima - Literário


Comentários