Literatura Nacional X Nacional: Quais as semelhanças e diferenças?

Imagem: Google
Edição: A. C. Lima 


Caro leitor,  esse será um post do qual eu já havia programado fazer, farei dele um desabafo pessoal como leitora-autora e blogueira, esclarecendo os pontos igualitários de ambas as literaturas, bem como as suas diferenças,  -- que não são muitas, acredite!


Por que falar sobre essa temática?
Serei sucinta e realista nas minhas palavras, caso não goste de algo que você está prester a ler aqui perdoe-me, mas eu não posso deixar de fazê-lo.
Começarei falando da Literatura Nacional, intercalando alguns pontos positivos e negativos da mesma e claro, comparando com a Literatura Internacional.



Para começo de conversa, a nossa literatura tem se expandido ano após ano, o crescimento ainda é pequeno se comparado ao mercado literário de outros países como: Estados Unidos, Inglaterra e tantos mais, só que isso não é culpa das Editoras, isso mesmo você não leu errado!  As Editoras são empresas, e como toda empresa visa lucrar com o seu produto - no caso livros, - e como todos já devem estar acostumados saber, uma empresa  disponibiliza o MELHOR para o seu consumidor, ou estou errada? E sobre essa ideia a mesma não pensa em somente Dar uma oportuidade para o autor brasileiro, eles prezam a bufunfa, se os editores vêem que tal livro fez sucesso no mundo afora fará um sucesso de igual modo aqui em solo nacional, consequentemente. 



Como blogueira, leio relatos diariamente nas minhas redes sociais de muitos autores nacionais, a maioria revoltados com a indústria literária de nosso país,  como se a culpa fosse do leitor, do blogueiro ou da editora, ou a falta dela. Entretanto, entendo o motivo. Eles ( autores) querem reconhecimento,  e que autor autor não quer? Hum? Posso contar um "segredo"? - Os autores internacionais também buscam esse reconhecimento todos os dias, e quer saber? Se dependesse de uma casa editorial eles não conseguiriam, por isso recorreram a publicação independente ( Sim, eles recorrem a isso, pessoal!  ) e bem sabemos que publicar de forma independente é bem difícil. É você e você e o custo é alto.


Chegamos a primeira semelhança entre as duas literaturas!




O autor nacional tem de passar por muitas barreiras para publicar seu(s) livro(s) e na maioria das vezes optam arcar com os custos da publicação por não terem o apoio de uma editora, a chamada publicação independente.

E se eu disser a você que existem autores best-sellers americanos e outros mais que no começo de suas carreiras tiveram de recorrer à essa mesma publicação? Sofreram, obtiveram palavras negativas e no fim de tudo se sobressaíram e hoje estão  nas famosas lista dos melhores ( USA Today, Wall Street, New York Times... )

Mas, então,  por qual motivo o autor internacional consegue mais visibilidade do que o nacional?


O GRANDE SEGREDO ESTÁ na ajuda de autor(a) para autor(a). Lá fora os autores se ajudam, compartilham, indicam e lêem os livros de outro autor. Recomendam sem excitar em seu grupos particulares de leitores,  eu sei, faço parte de um monte deles, vejo isso todo santo dia. É lindo de ver a interação, não existe contra-regras, nem rivalidade, não importa se é de outra casa editoral, independente,  novato ou velho, sempre e sempre os autores internacionais comemoram as vitórias alcançadas, os exemplares vendidos.

Como eu quero visibilidade no meu trabalho se eu não colaboro com o trabalho do outro?

Ah, e nada de puxar o tapete, sinceramente isso é de baixo calão e não fará de você um escritor melhor!

" Não é como escrever qualquer coisa no papel e achar que aquilo será publicado,  você tem que dar o seu melhor nisso..."


Essas são palavras de uma autora norte-americana best-seller do USA Today, ela é minha amiga-parceira, alguns meses atrás a mesma me disse isso quando perguntei a ela como enxergava a literatura em seu país. É como aqui no Brasil. O enredo tem de conquistar, os personagens têm que gritar mais alto, as pessoas têm que se apaixonar pelo o que você escreve. E TALVEZ, uma editora se interesse no Conteúdo, caso contrário,  siga o barco sozinho(a)! 


Como leitora, eu sou muito exigente e busco ler o melhor, e sendo leitora, eu tinha um enorme preconceito com a nossa literatura. Eu não lia livros nacionais ( exceto os que os professores pediam no ensino médio ), nem sequer passava perto de um, porém certo dia eu tive conhecimento da plataforma Wattpad e então começou o meu primeiro contato com a escrita de autores brasileiros, que escrevem romances e tantos outros gêneros em expansão no nosso país.


As comédias românticas da Bi-King ( pseudônimo ) foram as primeiras obras nacionais que eu li depois de concluir o segundo grau, fora isso, só lia internacionais best-sellers. E sabe o que eu comecei a notar nas histórias escritas por nossos autores? AS REFERÊNCIAS!  
Quem lê tanto nacional como internacional sabe o que eu estou dizendo. Nossos autores usam referências dos autores de fora, as suas histórias ganham forma e vida porque se espelharam em outras histórias, em outros autores. A maioria de seus personagens não tem nomes de nossa origem, os cenários que discorre o enredo não são de nosso Brasil.

Ao contrário dos nossos, os de lá são mais originais, - não que seja errado escrever um enredo que se passe em outro país,  isso é bom, tanto para você que escreve, como para quem vai lê-la. Será que isso não implica? Será que os leitores não querem algo mais nosso? Nossas raízes?
A resposta depende do seu ponto de vista! ( leitor-autor)


Os melhores tiveram seus desempenhos marcados em suas obras, alguns são referências para outros escritores, algumas histórias espelham para outras. Não estou aqui para dizer que a Literatura Nacional é inferior à Literatura Internacional, estou aqui para dizer que independente de qualquer diferença e semelhança que existam sobre essas literaturas, o importante é continuar sendo leitor.
Todo autor é leitor e nunca deixa de ser, e se o fazê-lo jamais compensará na escrita.
Seja você,  seja você a sua obra, transmita em suas palavras verdade ao seu leitor, seja você autor(a) de romance, Hot, suspense, drama, aventura, fantasia, erótica,  abrilhante o mundo com a sua escrita,  os personagens cativam, inspiram, nos faz suspirar. Suas histórias elevam nossos pensamentos,  afloram nossas emoções,  mudam vidas!


Portanto, seja nacional, internacional, o bom da vida é ser leitor, você viaja sem ter que sair do lugar! 



A. C. Lima
Blogueira, leitora & escritora!
Instagram: @aclima_literario

Comentários

  1. Belo texto Amanda. Concordo que tem que haver mais empatia entre os autores nacionais. Outra coisa bem importante é a originalidade das obras, isso cria uma credibilidade para a estória do autor. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário