Entrevista com Paula M.C. Basílio


PAULA M.C. BASÍLIO tem 19 anos, paulista, cursa jornalismo,  adora ler, assistir filmes e toca violão nas horas vagas. Blogueira e viciada em música, sempre escreve algo em algum momento do dia.

Viciada em romances, nunca viveu nenhum deles, mas escreve alguns. Não desiste fácil e é sonhadora. Ama os amigos e a família. 


Instagram: @paulamcbooks
Instagram série: @hiddenloveseries



 Conte-nos um pouco sobre você e como foi a sua entrada no mercado literário. Como tudo começou? 

Eu sou estudante de Jornalismo, blogueira e escritora. A minha entrada no mercado literário não foi nada fácil, muitas editoras não abrem as portas para escritores novos, me vi sem recursos para uma editora grande então comecei a sonhar um pouquinho menos a partir dali, quando recebi meu primeiro não, recorri ao projeto de crowdfunding, que consiste em estipular uma meta de tantos reais em vendas, e assim completada, teria meu livro publicado, porém, não atingi nem metade, era um processo diferente, legal, mas com um curto prazo. Logo depois, recorri a publicação independente a qual estou me desenvolvendo até hoje e estou gostando muito do resultado.




Quais as características que não podem faltar na composição dos  personagens que você cria? 


Meus personagens sempre tendem a ter um pouquinho do que eu sou, mas acredito que em suma todos têm que ter uma personalidade forte, uma função, e um porquê de estarem na história que estou escrevendo. Eles precisam do simples, gosto de escrever sobre pessoas comuns com objetivos possíveis, coisas reais.



Você estreiou como autora com o romance Hidden Love - Um amor oculto & seus desastres, o primeiro de sua série, quando surgiu a história desse livro? Como você desenvolveu a história? 


Quando eu comecei a escrever, ainda no Ensino Médio, eu adorava ler e escrever fanfics sobre One Direction, eu era completamente apaixonada por eles, admirava muito seu trabalho e fazia aquilo como se fosse um hobby, para treinar a escrita, mas em um momento eu percebi que o que estava escrevendo já não estava tão legal assim, foi logo depois de um Natal que eu tive a ideia de escrever a fanfic Hidden Love baseada nos membros do grupo, acreditei que aquilo seria muito legal e coloquei no papel, foi aí que me senti confiante, a história começou a criar um caminho interessante e eu senti que não fazia sentido mais me restringir a eles, e então criei uma história original, meus personagens.


Em 2016 você esteve postando na plataforma Wattpad um conto, Aline, cujo o mesmo fala sobre uma enfermeira que teve duas grandes perdas, mas que a vida lhe deu uma segunda chance. Você pretende relançá-lo agora de uma forma mais profissional como publicá-lo na Amazon ou em físico? Existe essas possibilidades? 


Aline foi um breve momento de loucura de escritora! (risos), Aline surgiu de repente, ela me contou algumas coisas que eu precisava escrever, ela parecia real dentro de mim, então coloquei no papel e publiquei no Wattpad, mas comecei a sentir que aquele conto estava tão grande que quase se transformou em um livro. Aline originalmente tinha o projeto de ter pelo menos seis capítulos e se transformou em oito. Eu realmente quero publicar na Amazon esse livro em breve, mas eu quero ajustar algumas cenas que eu não gostei, não me senti satisfeita e farei tudo para que na hora que for publicado esteja em perfeitas condições. E sim, quero transformá-lo em livro.



Qual é o seu maior sonho como autora? E o seu maior objetivo com essa carreira? 


Ser escritora já era um sonho, eu queria ver meu primeiro livro publicado, aquele era meu maior objetivo e eu consegui, agora eu quero ter a oportunidade de ter meu livro estampado em alguma livraria e quero que seja publicado por uma editora boa, mas até lá eu terei que dar tudo de mim.



Já pensou em escrever um gênero diferente do romance? Como suspense, terror, aventura, etc? 


Uma vez na escola teve um concurso de melhores redações do gênero terror/ suspense e eu não levava jeito com aquilo, mas me arrisquei e fiquei em terceiro lugar, a história que eu escrevi foi a primeira original que eu tentei, mas eu já tenho em mente um projeto, – não sei quando colocarei em prática, pois terei que pesquisar muito sobre, – mas estou pensando em escrever algo do gênero suspense, policial.



Você tem uma previsão para lançar o segundo livro de sua série, bem como novos projetos?


Eu tenho a previsão de lançar o segundo livro da série Hidden Love titulado de “Hidden Love: Um Amor Oculto & Seus Desafios” ainda neste ano, no máximo no início do ano que vem. O Spin-off da série viria logo em seguida e já tem título “Hidden Love: Um Amor Para Sempre”, eu estou atualmente publicando ele no Wattpad, mas como não consegui tomar um destino no livro nesse momento por conta de um bloqueio criativo e afazeres da faculdade eu me vi obrigada a dar uma pausa no meu cérebro, mas ele está se recuperando aos poucos (risos).
Logo depois dessa série eu tenho logo em seguida outro projeto já em mente, ele já está quase todo estruturado, será uma história muito inspiradora, pois a personagem passará por algo que aconteceu comigo, será bem pessoal, e eu terei todo o cuidado para escrevê-lo para torna-lo o mais real possível.




E para encerrar, o que os seus leitores podem esperar pelo segundo livro e terceiro (spin-off) da série Hidden Love?  


Como comentar sobre sem dar spoilers? (risos), ok, os leitores podem querer me matar, principalmente no segundo livro, mas entendam que o que farei terá que ocorrer para os personagens se tornarem mais fortes e muito mais apaixonantes. Já o spin-off, os leitores poderão ter uma ideia sobre o que aconteceu com dois personagens fundamentais que terão os holofotes ligados à eles no segundo livro, e o mais importante, poderão ler sem estar na ordem, como se fosse um livro único, então não precisa ter medo de ler o livro antes de ler os outros.



AC LIMA
Blogueira & autora!

Instagram: @aclima_literario

Comentários