[ Impressões Literária ] O Bosque de Faias de Amanda Bonatti


SINOPSE
O bosque de faias é um romance forte, que além de contar uma linda história de amor, resgata uma época histórica, marcada por vários acontecimentos, como a batalha de Watterloo, a queda de Bonaparte, a restauração dos Bourboun ao trono real, e todas as questões sociais da burguesia francesa no século XIX. Concentrada em narrar os acontecimentos em torno da família Hour, você conhecerá Joana, uma jovem francesa criada no seio de uma família pertencente à burguesia. Seu pai, Frederico Hour, é proprietário de algumas terras da região, e embora a família viva confortavelmente, ele busca através do casamento das filhas, uma maior posição social.
No entanto, Joana, a sua filha mais velha, se recusa a aceitar qualquer casamento arranjado. Ela anseia por sua liberdade em escolher seu par e também sobre o momento em que isso irá ocorrer. Porém em uma época em que os pais ditavam as regras e firmavam acordos nupciais unicamente baseados em dotes e interesses, ela precisará usar de toda a sua força e rebeldia para alcançar o que quer.



RESENHA
Desta vez, eu realizei a leitura da "Degustação" no wattpad do livro nacional O Bosque de Faias da autora Amanda Bonatti, diferente de tudo que ela já escreveu, - não que eu tenha lido, mas acompanhado - nesse ela nos presenteia com um romance histórico ou de época como preferir. Já devo adiantar, este nos prende no início dos primeiros capítulos. É quase impossível parar de ler, só fiz isso porque tenho minhas tarefas que não inclue leituras (risos). Vou dizer aqui que eu me arrependi de ler a degustação, porque quando ela acaba a gente se xinga mentalmente por ter iniciado, sabendo que não leria o livro todo. Mas, OK. E você deve estar se perguntando o porquê de a história nos prender à ela. 
Bom, a história conta com personagens incrivelmente bem construídos, sério. Eles não deixam a desejar em nada. Nossa protagonista Joana, uma jovem francesa, que por interesse do pai, deve se casar com um pretendente cujo adjetivos são dinheiro e valores sociais, mesmo que ela não queira. Cá pra nós, viver naquela época não era fácil. Algo que me interessou muito em Joana foi como ela se mantém firme a não aceitar às imposições do pai. Ela sempre o vencia, é desafiadora e destemida. Ou seja, uma personagem forte, de personalidade única! 
  Até onde eu tive a oportunidade de ler o enredo é construído na rebeldia de Joana, uma rebeldia que me fez pensar que se eu fosse ela faria igual e/ou pior. Ainda existe toda a relação de Joana com suas irmãs, sua família os Hour e mais para frente acredito em muitas tretas com a família Montier... E Alexandre? Esse daí está mais encrencado que os políticos da Lava-Jato. (Risos).
 Eu poderia ficar aqui o dia inteiro e contar como essa história me deixou petrificada, pois para quem não sabe,  esse foi meu primeiro contato com o gênero e autora da obra, e foram bem positivos. Muito positivos! 
 Uma estória bem escrita, fazendo com que nos apaixonamos por personagens maravilhosos, gostaria de falar mais, mas vou ficar aqui esperando um amigo do meio literário me presentear com esta obra. Vale muito a pena, super recomendo!


Classificação: 5|5



Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga e Licenciada em Letras. Apaixonada pelo mundo dos livros e das palavras, escreveu contos, poemas e em 2013 publicou seu primeiro livro, intitulado "Ah!mar Itajaí", onde retrata as praias e belezas naturais da cidade onde cresceu. Em 2015 lançou seu segundo livro na Bienal Internacional do Livro/RJ, o romance "S.O.S Mamãe de primeira viagem" direcionado ao público feminino e que conta hoje com a sua segunda edição. Em 2016 lançou seu terceiro livro na Bienal SP, o romance “Lágrimas de Outono”, (Selo SER da Editora Arwen).



Conecte-se com o blog no:
Instagram: @aclima_literario
Wattpad: @aclima_official

Comentários