[Entre blogueiras] com Andreia Nikely & Paula M. C. Basílio

Olá, pessoal! Olha eu aqui inventando coisa nova para vocês! Recentemente eu entrevistei através de um bate-papo duas blogueiras, estudantes de Jornalismo que eu acompanho muito, Andreia Nikely do Instagram literário @umaquasejornalista e a Paula M.C.
Basílio do @paulamcbooks. 


Espero que vocês gostem dessa interação entre blogueiras e se divirtam com as coisas que ambas me disseram sobre seus blogs e curso acadêmico.







Quando você decidiu criar o seu blog? O que te impulsionou a fazê-lo?
Andreia: Bem, não é a primeira vez que eu tento ter um blog rs'. Já tive algumas vezes, mas não tinha determinação suficiente para continuar. Mas, escrever sempre foi uma grande paixão. Quando entrei na faculdade de jornalismo e passei a escrever com mais frequência, decidi que era a hora de tentar outra vez. Tem dado certo, graças a Deus!

Paula: Escrever sempre foi uma paixão para mim, mas assim que eu passei no vestibular eu comecei a pensar além. Comecei a ver um blog como forma de portfólio para mostrar meu trabalho e dar oportunidade para outros, assim como estavam dando ao meu. Criei meu blog em Fevereiro de 2016 e desde lá ele vem me dando oportunidades incríveis, nas duas áreas que atuo, jornalismo e o mundo editorial.


Quais são os maiores desafios que você encontrou em ser blogueira literária?
Andreia: Eu acho que é ser diferente em meio a tantos e não ter medo de expor o que você realmente pensa e sente. E no meu caso,  o tempo. Conciliar trabalho,  faculdade, família e um blog, não é fácil, mas, com determinação,  tudo se ajeita.

Paula:  Fazer com que as pessoas leiam nossos posts, entrar em contato com autores, quando procuramos atingir novos e nossos próprios seguidores com novas publicações, como: O que postar? O que não postar? Como escrever? Será que irão ler esse conteúdo diferente? Ser blogueira é um desafio diário, porque você encara dúvidas e aposta nas incertezas.



 O seu blog abrange que tipos de assuntos (temas)?
Andreia: Basicamente livros e tudo relacionado a esse universo (resenhas,  tags, leituras do mês e  etc). Também falo um pouco sobre jornalismo e de vez em quando me arrisco a escrever alguns textos. Porém, estou com alguns projetos para esse ano e vem muita novidade por  aí!

Paula: Tudo relacionado ao mundo dos livros (resenhas, entrevistas com autores), me arrisco com resenhas de filmes, seriados, mas agora estou tentando algo mais amplo para apresentar aos meus seguidores como posts de dicas, indicações de músicas, entre outros.



Você sente vontade de postar algum assunto no seu blog, mas tem medo de os seus seguidores não gostar. Se sim, qual e por quê?
Andreia: Não tenho medo, o que me falta é tempo para arriscar em novos assuntos. Mas, sou bem tranquila em relação a isso. Sei que em algum momento alguém pode não gostar de um post meu, mas, vida que segue. Ninguém consegue agradar todo mundo em todos os momentos.

Paula: Não acredito que tenha algum tema que meus seguidores não gostariam de ler. Eu sempre busco alcançar os que já tenho e alcançar novos públicos. Então, tudo é possível no meu blog!





Além de blogueira, você é estudante de Jornalismo (♥) , em que momento você decidiu cursar comunicação social e por quê?
Andreia: Eu acredito que não escolhi o jornalismo e sim que ele me escolheu. Eu sempre soube o que queria da vida, desde que era bem pequena. Demorei um pouco para realizar esse sonho,  mas, agora estou imensamente feliz e não vejo a hora de poder trabalhar na área.

Paula: Eu sempre gostei muito de ler e escrever, então desde o início do Ensino Médio eu já tinha minha cabeça feita com Jornalismo. Após escrever meu primeiro livro, eu fiquei dividida entre Letras e Jornalismo, no último minuto, por não ter fechado turma na faculdade que estudo, tive que mudar para Jornalismo. Ou seja, era para acontecer!



O que a faculdade de Jornalismo acrescentou na sua vida como pessoa ?
Andreia: Me deixou menos tímida (risos) porque eu sempre fui muito. E me ensinou muito sobre alteridade e empatia. Me ensinou que devemos nos colocar dos outros e a entender e respeitar as diferenças.

Paula: Eu acredito que além de me fazer aprender coisas novas todos os dias, a faculdade me fez tornar uma pessoa mais realista, eu comecei a lidar muito mais com o real, com a vida cotidiana, por meio de entrevistas, relatos, entre outros. Além disso, cada dia que passa é uma luta contra a timidez, e ainda bem que eu estou vencendo isso.



 Pretende cursar futuramente outra faculdade? Se sim, qual? Por quê?
Andreia: Nossa, tenho tantos sonhos (risos), pretendo fazer um mestrado e também tenho muita vontade de fazer o curso de Escrita Criativa ou Letras, mas só Deus sabe o que o futuro me reserva. Mas, sei que não ficarei apenas na graduação.

Paula: Gostaria de cursar Letras, pois eu gostaria de ter um domínio maior na língua portuguesa e seria fundamental na construção de textos, bem como com meus livros, entre outros.


Se você pudesse voltar atrás o que fariam de diferente? E o que jamais mudaria na sua vida?
Andreia:  Teria me dedicado bem mais na escola e teria me importado menos com a opinião das pessoas. Uma coisa que não mudaria jamais? Ter aceitado Jesus aos 15 anos. Se pudesse,  teria era aceitado mais cedo rs'

Paula: Acredito que eu teria me importado muito menos com os outros e teria seguido meu próprio instinto, meu caminho. Nunca mudaria o fato pelo qual sempre fui dedicada na escola, eu vejo que foi fundamental para ser o que sou hoje.



Que conselho você daria para aqueles que pretendem estudar comunicação social (Jornalismo)?
Andreia: Tenha certeza que é o que você realmente quer porque é um curso difícil e muito prático. Você precisa amar escrever,  amar ler, amar conhecer e contar histórias. Mas, se você tem certeza que é o que você quer, vá em frente, em direção a melhor profissão do mundo!

Paula:  Para fazer Comunicação social, Jornalismo você tem que gostar da área e estar preparado para tudo. Tenha certeza que você quer trabalhar com isso, porque eu vejo muitas pessoas desistindo por não se encaixar, avalie antes, veja a grade de matérias semestrais, procure e assim que você tiver certeza do seu lugar não tem como você ser infeliz, você se apaixona pelo curso.



 E para finalizar, quais sonhos você deseja realizar?
Andreia: Desejo ser bem sucedida na minha profissão,  não rica,  mas feliz. Ainda não me decidi qual área seguir, mas tenho certeza que estou no caminho certo! Um sonho é escrever um livro,  ou dois. Acho que é o sonho da minha vida, ter o meu nome impresso em uma capa!

Paula: Eu quero ser uma boa profissional, ser reconhecida por isso. Não me importo com dinheiro, mas com a felicidade que meu trabalho pode me trazer no futuro. Eu quero ser feliz com o que eu faço.







Andreia Nikely, 21 anos,  estudante de jornalismo e apaixonada pelos livros. Sonha em se especializar na área do jornalismo literário e com isso publicar vários livros-reportagens em um futuro próximo. 

Instagram: @umaquasejornalista





Paula M. C. Basílio, tem 19 anos, paulista, cursa jornalismo, adora ler, assistir filmes e toca violão nas horas vagas. Blogueira e viciada em música, sempre escreve algo em algum momento do dia. Viciada em romances, nunca viveu nenhum deles, mas escreve alguns. Não desistie fácil, é sonhadora. Ama os amigos e a família.


Instagram: @paulamcbooks




E aí gostou? Deixe seu comentário!



Conecte-se com a blogueira no:
Instagram: @aclima_literario
Wattpad: aclima_official 







Comentários